As conferências de saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras permitem que a população brasileira contribua para a formulação de políticas públicas e direcione as ações de governo, em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde. Entre os objetivos da conferência está a possibilidade de debater, propor e deliberar propostas e linhas de ação para fortalecer uma política pública que repercuta na efetivação do acesso à saúde no SUS. Os conferencistas também deverão avaliar os impactos de longo prazo da pandemia de Covid-19, inclusive sobre a saúde do trabalhador e da trabalhadora nos próximos anos, com possíveis mudanças na frequência dos agravos à saúde, nas formas de sua apresentação, e buscar respostas a essas mudanças.
O Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza (CMSF), está em vias de organização da 3ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano” a 3ª CMSTT terá três eixos:
- Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
- As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora;
- Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.
Para maiores informações, constam abaixo os manuais orientadores do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (CESAU/CE).
Manual Orientador do CNS sobre a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
DESTAQUE
Regimento da 3ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Programação da 3ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora