O Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza-CMSF, em parceria com a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Ceará – SEMS/CE, realizou nessa quarta-feira, dia 26 de junho de 2023, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, a Oficina sobre os Instrumentos de Planejamento e Gestão no SUS, DigiSUS e a importância da Participação Social na Fiscalização e no Acompanhamento da Execução da Politica de Saúde.

Contamos com a participação da Dra. Maria Auxiliadora Tavares, Técnica da Seinp/SEMS e do Dr. Claudio Ferreira do Nascimento, cirurgião-dentista, servidor municipal, atuou como membro da Comissão de Orçamento e Financiamento do Conselho Nacional de Saúde e do CMSF, como facilitadores dessa Oficina. Também contamos com a participação de técnicos do da coordenadoria de planejamento da SMS.

A oficina teve por objetivo capacitar os Conselheiros e técnicos do CMSF na análise dos Instrumentos de Gestão e o processo de prestação de contas. Foi discutido o papel do Conselho no processo de planejamento e gestão do SUS e apresentado um panorama geral do município na plataforma DigiSUS. Foi um momento rico de compartilhamento de conhecimentos e experiências reforçando a importância do papel da sociedade na tarefa de exercer o controle social e cogestão das políticas públicas, destacando-se o apoio do Seinp/SEMS para garantir a fiscalização, monitoramento e transparência no uso dos recursos públicos qualificação dos Conselhos de Saúde.